terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Relatório 8ª aula

Iniciamos o encontro com as turmas de Português e Matemática juntas. Eu, Maria Regina formadora de Língua Portuguesa, e Alcina Tavares formadora de Matemática, recebemos os cursistas com satisfação pela disposição dos mesmos. O grupo demonstrou grande interesse na continuidade do curso de formação Gestar II, já que vivenciam a prática percebem maior interesse, comprometimento e desenvolvimento dos alunos. Alcina parabenizou a turma de Português pela presença e perseverança em continuar o curso. Eu e Alcina fizemos relato sobre a segunda semana de formação em Belo Horizonte e destacamos a importância de os cursistas aplicarem a avaliação inicial do Gestar II em seus alunos. Já que a prova Brasil segue os mesmos moldes da diagnóstica. Cobramos dos presentes a entrega dos relatórios pendentes referentes às atividades Avançando na prática, acompanhados de atividades dos seus alunos, houve tempo suficiente para realização dos mesmos. Mais uma vez, dúvidas a respeito do registro do projeto desenvolvido a ser apresentado no final do curso foram expostas pelos cursistas, as mesmas foram esclarecidas. Percebe-se dificuldade dos cursistas em registrar seus feitos. A seguir, proporcionamos momento de reflexão a partir da exibição de clipe e mensagem intitulados Gladiador. Após esse momento as turmas foram separadas para que os trabalhos específicos direcionados a cada uma delas fossem realizados.
Os cursistas de Língua Portuguesa foram orientados a redigir uma avaliação da primeira etapa do curso considerando: material, momentos de estudo e prática, crescimento profissional e professora formadora. Fizemos pausa para café. Logo após, entreguei o material didático aos cursistas. Lemos dois textos integrantes do material de apoio, texto 1 - “Lecionei a todos eles”, texto 2 - “A escola ensina para a vida?”. Houve momento para reflexão e comentários. Apresentados os objetivos das unidades 21 e 22 iniciamos as atividades específicas previstas para o estudo do dia:
1- Redação de texto argumentativo a partir de provérbios;
2- Atividade 1 - TP6;
3- Filme: A vogal “i” quer ir embora;
4- Apresentação de: Textos ambíguos e Textos e gravuras;
5- Aumentar a frase usando elementos gramaticais e elementos de coesão. Os substantivos, adjetivos, verbos, advérbios devem iniciar com a letra “R”.
O rato roeu a roupa do rei de Roma.
Houve socialização de todas as atividades. Passado o dever de casa, Sara coordenadora do Gestar passou algumas informações importantes aos cursistas. A seguir a aula foi encerrada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário