domingo, 20 de dezembro de 2009

Encerramento em Belo Horizonte

Gestar II – Língua Portuguesa

Estivemos reunidos em Belo Horizonte, nos dias vinte e três e vinte e quatro de novembro/2009, formadores do Gestar II – Língua portuguesa, coordenadores e a professora Aya Ribeiro da UNB. Aconteceram apresentações dos trabalhos realizados ou em andamento nas cidades participantes do nosso grupo de estudo. Vimos como os cursistas se empenharam e consequentemente obtiveram êxito. Procurar construir ou rediscutir os pontos mais importantes do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, que constituem a base para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno, foi fundamental para a reelaboração de uma nova prática pedagógica e assim atingir os objetivos estabelecidos no trabalho dos cursistas.
Muitos formadores manifestaram todo o apoio recebido por parte dos secretários de educação e prefeitos, respectivamente. Porém, alguns encontraram empecilhos, os mais variados obstáculos com a finalidade de comprometer ou mesmo impedir o desenvolvimento do Gestar II. Mas o Gestar II cristalizou-se em cada um de nós, formadores, e conseguimos brilhantemente desenvolver ou iniciar a proposta. Em alguns municípios o curso já foi concluído, em outros terá encerramento em dezembro/2009, e em poucas cidades será estendido para o ano de 2010. Apresentei uma síntese do que vem sendo realizado pelas cursistas com seus alunos em Sete Lagoas. O projeto “Consumidores Mirins Conscientes”, desenvolvido pelas professoras Andreia e Alexsandra Laporte na Escola Municipal Vasco Damião, foi bastante apreciado tanto pelos formadores quanto pela tutora Aya Ribeiro. O projeto é multidisciplinar, envolveu toda a escola e superou as expectativas de todos. Os formadores presentes no encontro pediram cópia do projeto por achá-lo muito significativo.
Concluídas as apresentações dos cursistas, fizemos uma confraternização na própria sala de aula, trocamos presentinhos simples que lembram nossas cidades. Carinhosamente montamos uma caixa com lembranças para Aya Ribeiro. No último momento nos encaminhamos para o auditório, tutores, formadores e coordenadores de Língua Portuguesa e Matemática. Os banners e portifólios foram expostos, o momento foi de interação. Gentilmente, Aya registrou algumas palavras de incentivo e reconhecimento às cursistas e seus alunos, pela efetivação do Gestar II em Sete Lagoas. Agradecimentos aconteceram em tom de despedida, na certeza de que manteremos contato, afinal, o Gestar II é um contínuo renovar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário