terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Relatório 11ª aula

TP1

Unidade 2 – Variantes linguísticas: desfazendo equívocos

Unidade 3 – O texto como centro das experiências no ensino da língua

Unidade 4 – A intertextualidade

Como é de costume, iniciamos a aula a partir de comentários e dúvidas apresentadas pelas cursistas, referente às atividades trabalhadas em suas respectivas turmas. Alessandra Laporte relatou sua dificuldade em trabalhar com argumentação, pois “Os alunos do 6º ano não lêem direito”. Silvia Feliciano fez intervenção “Eles estão mais acostumados com textos narrativos e descritivos, mas estamos conseguindo mudar essa realidade”. A cursista Maria Aparecida Santiago trabalhou argumentação apenas com quadrinhos “Os alunos gostam muito de trabalhar com desenhos”, sugeri registrar as atividades com escrita, pois o propósito do trabalho é desenvolver leitura e escrita. Natalina Sales propôs aos alunos do 8º ano, após leitura da obra Dom Casmurro, a simulação de um júri o qual terá como tema: “Capitu traiu ou não traiu?”. Nilcilene Fernandes conseguiu desenvolver muito bem a argumentação por meio de textos publicitários (propaganda). Andreia Barbosa partiu da ideia de os alunos pedirem um par de tênis aos pais e convencê-los da necessidade dos mesmos.
Demos início ao tema do dia “Variantes Linguísticas”, introduzido na aula anterior. Após apresentação dos objetivos do estudo, exibi o vídeo (documentário) “Vidas em Português”. As cursistas assistiram atentamente, e no momento da discussão sobre o mesmo fizeram reflexões profundas, superaram minha expectativa. Tanto que vários slides preparados para a aula não foram apresentados. Atividades de escrita foram realizadas e socializadas. O envolvimento foi tanto que conseguimos trabalhar toda a TP 1 em um só encontro. Importante destacar que quando dominamos um determinado assunto as palavras fluem, os alunos percebem a segurança do professor, sentem-se motivados, participam mais, sabem que podem tirar muito proveito da aula. A mesma transcorre em perfeita sintonia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário