terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Relatório 7ª aula

TP5 – Unidade 19 – Coesão textual
Unidade 20 – Relações lógicas no texto

No dia 06 de agosto de 2009, aconteceu a sexta aula de Língua Portuguesa. Iniciamos com a apresentação de atividade realizada pelos cursistas na aula anterior “Os diferentes estilos”. Na sequência apresentei as unidades em estudo e os objetivos de cada uma delas, a cursista Nilcilene Fernandes levantou a questão do emprego dos elementos de coesão na redação. Disse que os alunos não estão preparados para a redação do ENEM. Silvia Feliciano fez intervenção “Os alunos do Ensino Médio estão pedindo empréstimo de revistas para leitura de temas atuais, demonstrando preocupação e interesse em se prepararem para o exame”. Esse momento foi oportuno para eu ressaltar a importância de se realizar um bom trabalho nas séries do Ensino Fundamental. Nilcilene fez mais um comentário importante “Alguns cursistas desistentes do Gestar continuam aplicando atividades propostas nas TPs. Selecionaram as mais interessantes em cada TP, organizaram uma apostila para dar continuidade ao trabalho, não apenas no ano corrente, mas também nos anos seguintes”. Dando continuidade a aula, observações e comentários foram feitos sobre os assuntos e as atividades propostas nas unidades 19 e 20. Alguns cursistas relataram que já trabalham da maneira sugerida na TP, porém é possível enriquecer a prática. O depoimento dos cursistas referente às atividades “Avançando na prática” não aconteceu, os professores não trabalharam, as aulas foram suspensas em decorrência da gripe A, H1N1. Iniciamos as atividades da oficina, após leitura do texto “A pesca”, página 128, TP5, os cursistas organizados em grupo redigiram um texto em prosa contemplando o tema. Em seguida reorganizaram o texto “Uma história sem pé nem cabeça”, o mesmo foi apresentado em tiras. Nas duas atividades solicitei a observação nas relações de coerência textual e a sequência temporal no texto. Concluídas as atividades houve período de socialização. Comentários e observações relevantes às mesmas aconteceram. Lemos o texto “Dois sapos”, logo após refletimos sobre as relações lógicas de construção de significado na produção do texto e os efeitos de sentido decorrentes da negação. Em seguida aconteceu a avaliação da oficina. Os alunos receberam orientação para colocarem em dia os deveres de casa. Dúvidas em relação ao projeto foram esclarecidas. Confirmadas as datas dos próximos encontros, a aula foi encerrada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário